O que é Telemática?

A Telemática é a comunicação à distância de um ou um conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações.
A telemática é uma combinação das palavras de telecomunicações com informática. É a tecnologia de envio, recepção e armazenamento de informações relacionadas a objetos remotos tais como veículos, objetos ou pessoas - por meio de dispositivos de telecomunicação.

Os sistemas telemáticos e de rastreamento de frotas GPS fornecem informações que ajudam os proprietários de frotas a controlar os custos e a aumentar a produtividade.

Como a telemática se relaciona com a tecnologia GPS?


O serviço de telemática ajuda a integração dos dados da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS) com os computadores e dispositivos móveis, forcendo dados precisos de ajuda à gestão do negócio. 


Os benefícios da telemática na gestão de frotas


É possível monitorar a localização, estado, movimento, e comportamento de um veículo dentro de uma frota. Isto é conseguido através de uma combinação de um equipamento receptor GPS e um dispositivo GSM eletrônico integrado, que é instalado em cada veículo, e que então se comunica com o utilizador através de uma plaforma online ou aplicaçoes mobile (Apps).


Além dos dados de localização, uma solução de telemática de frota fornece uma lista de veículos mostrando o status de cada um. Você pode saber quando um veículo começa e desliga, bem como o status de marcha lenta, localização e velocidade. Essas informações fornecem um conhecimento completo e atualizado das atividades da sua frota em uma interface centralizada baseada na Web. Todas essas informações ajudam você a:


• Aumentar a produtividade

• Reduzir custos trabalhistas

• Controle os custos de combustível

• Reduzir despesas operacionais

• Reduzir o uso não autorizado de veículos

• Melhorar o atendimento ao cliente

• Aumentar a segurança da frota devido a excessos de velocidade


Como escolher o serviço correto?


Existem muito poucas soluções telemáticas que oferecem a combinação certa das características que você precisa para ajudar a alcançar os benefícios máximos de uma solução de rastreamento GPS veículo. Esses recursos incluem usabilidade, segurança dos dados, desenvolvimento tecnológico, estabilidade dos servidores online, e claro o preço. 


Equipamento: certifique-se do preço do equipamento, e se existem custos de instalação e quais. Opte por equipamentos da ultima geração, pois quanto mais baratos mais ultrapassados tendem a ser e menos retorno verá a curto prazo. 


Tecnologia de apoio:  As melhores soluções de rastreamento GPS fornecem as informações de forma segura pela Internet, com servidores protegidos contra ataques informáticos e percentagens de downtime a rondar no máximo os 0,05%. 

As plataformas devem ser com design clean & intuitivas, pois quanto mais complexidade para simples tarefas, menos proveito os gestores podem obter. 

​​​​​​​

Nem todos as plataformas de Gps sao iguais, várias plataformas que se encontram no mercado possuem delays na transmissão da informação, chegando a ter tempos de resposta superiores a 90 segundos, o que interfere drásticamente na informação obtida e nas tomadas de decisão. Opte sempre por sistemas que apresentem os dados mais próximo possível da realidade.


Serviço: Informe-se e esclareça todos os seus custos fixos e variáveis além dos custos de aquisição do equipamento, muitas empresas cobram a utilização mensal da plataforma e praticam os seus próprios tarifários de comunicação que poderão chegar a dezenas de euros por veículo, certifique-se dos termos de cessação dos contratos. 


O serviço de telemática é sem dúvida uma revolução para as empresas, pois permite uma gestão mais optimizada, proteção contra furtos, e reduções muito significativas com custos de combustível e pessoal, porém escolha sempre cuidadosamente o serviço que vai optar, de forma a que o investimento possa trazer retorno com o mínimo de constragimentos possível.